Políticos como a ministra Gleisi Hoffmann e a deputada federal Cida Borghetti; empresários como o gaúcho Raul Anselmo Randon; a Juíza Federal Sandra Regina Soares, além de jornalistas e publicitários, vão receber o prêmio “Personagem do Bem”, neste sábado,16, instituído pela Casa dos Pobres São João Batista, entidade mantenedora do tradicional Albergue São João Batista e da Creche Florescer, em Curitiba. Segundo o presidente da entidade, Rafael Pussoli, “essa homenagem é o reconhecimento pelo notável envolvimento dessas pessoas com obras sociais, particularmente com a nossa instituição”.
A deputada Cida Borghetti enfatizou que as causas sociais deveriam estar presentes na vida de todos, que isso é solidariedade. “Ajudar o próximo é um dom muito especial. Aprendi desde muito cedo a ser solidária. Levar um pouco de esperança a quem precisa. Não é apenas com recursos financeiros que podemos ajudar, mas sim com o coração, sendo sensível com aqueles que mais precisam de nosso apoio”, disse Cida
A Casa dos Pobres e Albergue foi fundada pelo ferroviário Januário Alves de Souza, quando em 18 de julho de 1954 iniciou o projeto de construção da primeira sede com os "dormentes" que juntava em suas viagens entre o Paraná e Santa Catarina. Desde então, atende a população migrante do nosso estado e de outras regiões, dando hospedagem a doentes crônicos e carentes que chegam para tratamento de saúde em Curitiba. Desde que foi criada, já atendeu com proteção, moradia e cinco refeições diárias, mais de dois milhões de pessoas. Atualmente, abriga em torno de 250 pessoas por dia, servindo aproximadamente 1.250 refeições, tanto para os albergados como para as crianças da Creche Florescer, que realiza atividades de contraturno escolar com jovens de 6 a 15 anos, na maioria filhos de catadores de papel.
Os atendimentos só são possíveis devido às doações feitas pela comunidade. Para complementar essa receita, funcionam ali também um bazar e a padaria Flor de Maio. O bazar abre-se à comunidade toda quinta-feira, das 13h às 16h. A padaria, onde é possível encontrar a tradicional trança de nozes, além de pães, broas e bolachas, abre de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. A Casa dos Pobres fica na Rua Piquiri, 326, esquina com a Brasílio Itiberê, no Rebouças, fone (41) 3333-8373.
Nenhum comentário:
Postar um comentário