quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Deputada comenta matérias publicadas no O Diário

A deputada federal Cida Borghetti (PP-PR) comentou nesta quinta-feira,11, as matérias publicadas no jornal O Diário do Norte do Paraná sobre agressão física contra mulheres e aluno que ameaçou professor com canivete. Assuntos que envolvem o direito da mulher, criança e adolescente, são defendidos pela parlamentar no Congresso Nacional.

Na manchete ‘Registros de violência contra mulher chegam a sete por dia’, a deputada lamentou as informações da delegacia da mulher que fez 1.815 boletins de ocorrência somente este ano, e que a média mensal subiu de 197 casos, em 2006, para 226 em Maringá, conforme a matéria. “A Lei Maria da Penha é uma grande conquista para as mulheres. É preciso aproveitar. Neste caso, defendo o direito pleno da mulher por sua integridade física. Não podemos tolerar mulheres sendo espancadas dentro de suas próprias casas. É uma triste realidade”, disse.

Cida Borghetti parabenizou o jornal O Diário pela matéria sobre violência contra mulher que trouxe dados estaduais de casos. “Vimos que há relatos de mulheres que conseguiram sair da situação de espancamentos. A divulgação serve como exemplo para outras mulheres que vivem a mesma história”, enfatizou.

A deputada também se manifestou sobre o caso ocorrido em Sarandi, na última terça-feira, onde um aluno ameaçou o professor com um canivete. Cida Borghetti é autora do projeto de lei 267/2011 que altera o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) criando responsabilidades ao aluno que maltratar o professor nas salas de aula. O projeto está repercutindo em todo país. Professores, pais e alunos enviam diariamente dezenas de e-mails em apoio ao projeto.

A deputada conta que tem recebido diversos relatos de tristes histórias que acontecem nas escolas de todo Brasil. “O que ocorreu em Sarandi é mais uma lamentável situação envolvendo aluno e professor. Nosso projeto visa mudar essa triste estatística e garantir a paz nas salas de aula. O aluno terá responsabilidade por atos cometidos contra o professor. Assim, também, daremos oportunidades àquele aluno que vai a escola com o verdadeiro intuito de aprender. Ao professor, devemos todo respeito e segurança para o exercício pleno de sua função”, avaliou.

8 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, precisamos de mais políticos como você.

    ResponderExcluir
  2. Acho uma iniciativa ótima, mas é apenas um pequenos passo, pois depois que foi criado a Secretaria dos Direitos Humanos, ficou esquecido os deveres, porque que não se cria a Secretaria dos Deveres Humanos, onde a primeira lei é "quem não cumpre com seus deveres perde totalmente seus direitos".

    ResponderExcluir
  3. É bom saber que alguém está lutando para o despertar do respeito. A partir do respeito ao professor, virá aquele pela família, pelos idosos, pelos companheiros de escola e de trabalho, pelos animais, por si próprios. E a consequência do respeito é a paz. Torço para que seu projeto seja aprovado.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa. Se não punirmos os menores estaresmos ratificando a vida de criminalidade em que eles estão inceridos, um exemplo é o caso das menores de 12 anos que estão roubando e ameaçando as pessoas e não podem ser retidas, a polícia somente as leva para delegacia, soltando a seguir e elas voltam novamente a praticarem os roubos.

    ResponderExcluir
  5. Sinto gente, humana ao perceber que alguem luta pelos direitos humanos de um professor que ultimamente não tem direitos... nem mesmo de exercer sua profissão dignamente. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. É COMO SEMPRE DIGO: A MULHER PRECISA MOSTRAR PRA QUE VEIO A ESTE MUNDO.
    FICO AGRADECIDA E MUITO ORGULHOSA POR TER A CERTEZA DA TUA LUTA.
    CADA EMAIL QUE RECEBO REPASSO COM MUITO ORGULHO A TODOS OS MEUS COLEGAS PROFESSORES,
    PRA QUE TODOS SAIBAM DO SEU EMPENHO.
    AGRADEÇO A DEUS POR DESPERTAR NA SENHORA ESTE DESEJO EM LUTAR PELA CLASSE DOS PROFESSORES,
    QUE A TANTO TEMPO FOI ESQUECIDA.
    QUE DEUS TE ABENÇOE.
    FIQUE COM DEUS, NA PAZ DO SENHOR.

    ResponderExcluir
  7. " Sonho que se sonha só,
    é só um sonho que sonha só,
    sonho que se sonha junto é realidade "

    Muitos sonham junto com você,
    senhora deputada, vamos adiante!

    ResponderExcluir
  8. Deputada
    Obrigada pela luta valorizando nossa classe!
    É muito triste e revoltante termos que ver um representante do povo dizer: ‎"Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado." - Cid Gomes, atual governador do estado do Ceará.
    "Seja a mudança que você quer ver no mundo".
    Que Deus a abençoe!

    ResponderExcluir